22/8/202408:03:02
O produto destaque da semana no atacado da CEAGESP é o tomate pizzad’oro, tendo sido cotado a R$2,23/kg. Na mesma do ano passado, ele foi cotado a R$ 4,25/kg, significando assim uma redução média anual de -47,5% e mensal de -20%, segundo a Seção de Economia e Desenvolvimento (SEDES).
Pertencente à família Solanaceae, a mesma da batata, jiló, pimentão e berinjela, o tomateiro é originário da região andina, norte do Chile até o Peru. No século XV foi levado para o México, onde foi domesticado e daí introduzido na Europa. No Brasil, foi introduzido na época da colonização, mas seu cultivo teve maior expansão após o fluxo das imigrações nas regiões Sudeste e Sul. A partir de 1970, seu cultivo se expandiu para todos os estados.
O tomate pizzad’oro é do tipo Saladete e apresenta frutos alongados, com uma coloração vermelha intensa, diâmetro longitudinal de 7 a 10 centímetros, diâmetro transversal de 3 a 5 centímetros e peso médio entre 130 e 150 gramas. Possui uma parede espessa, poucas sementes, é menos ácido em comparação com outros tipos e tem um sabor adocicado, com boa relação entre açúcares e ácidos, além de um aroma agradável e maturação uniforme. Destaca-se pela sua precocidade e alta produtividade, o que garante uma excelente aceitação no mercado.
Nos últimos anos, o cultivo do também conhecido por tomate italiano tem aumentado consideravelmente, representando cerca de 49% da área de cultivo desse produto no Brasil (17% com cultivares de crescimento indeterminado e 32% com crescimento determinado, geralmente para a indústria). Essa ascensão no campo é impulsionada pela demanda crescente, que se deve à excelente qualidade gustativa que apresenta, além de sua versatilidade culinária e a polpa concentrada, que proporciona um alto rendimento, sendo ideal para saladas, tomate seco e molhos.
Ao longo de 2023, 188.648 toneladas do produto deram entrada no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), com os meses mais fortes estando no período de novembro a janeiro. As principais origens do tomate pizzad’oro que chega ao ETSP são o estado de São Paulo, com 75,9%, seguido por Minas Gerais (18,7%), Goiás (1,8%) e Santa Catarina (0,9%). Essa prevalência paulista reflete-se nos municípios com maior volume de entrada (toneladas):
Para fazer bons negócios, consulte os dados de contato dos comerciantes de tomate pizzad’oro no Guia CEAGESP clicando aqui.
Enviar para um amigo
Mensagem enviada com sucesso!
Comunicar um erro
Mensagem enviada com sucesso!