19/10/202110:05:09
Os funcionários da área operacional que atuam nas unidades armazenadoras da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP) participaram de um treinamento on-line sobre Boas Práticas de Armazenagem. O programa teve início com palestras, em 27 de setembro e 14 de outubro, no formato videoconferência para profissionais do Departamento de Armazenagem (DEPAR) que atuam na capital e no interior.
O assunto foi abordado pelos engenheiros agrônomos Renata Gimenes, Carlos Roberto do Espírito Santo e Diogo Miranda, respectivamente, das Regionais II, III e IV da Rede de Armazenagem da CEAGESP.
O engenheiro agrônomo Diogo Miranda, chefe da Regional IV, da qual fazem parte as unidades armazenadoras de Tupã, de Presidente Prudente e de Palmital, apresentou o tema para chefes regionais e encarregados de operação. “Treinamentos dessa natureza são importantes para o aprimoramento das atividades, tanto para a atualização de conceitos e para o reforço de premissas básicas do armazenamento de grãos, quanto para o alinhamento e o aprendizado do pessoal recém contratado”, explica.
As unidades armazenadoras são as primeiras a manipular os grãos que, posteriormente, serão utilizados nas indústrias e na alimentação humana ou animal. Sendo assim, compreendem a etapa inicial para a garantia da segurança e da qualidade dos produtos. “Devemos sempre ter em mente que a Rede Armazenadora da CEAGESP lida com a matéria-prima de futuros alimentos e, por isso, as Boas Práticas de Armazenagem são imprescindíveis para a entrega de um produto de qualidade”, complementa Miranda.
O assunto é tão importante que existe legislação específica do setor para o estabelecimento da obrigatoriedade da adoção dessas boas práticas. Além disso, o mercado interno e os países importadores de grãos estão cada vez mais exigentes quanto à qualidade e à conservação dos produtos. Um dos objetivos do treinamento é divulgar o conceito de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC) que pode minimizar perdas, reduzir custos e proporcionar qualidade aos produtos armazenados.
Dando continuidade aos trabalhos, os técnicos da Seção de Controle Fitossanitário (SECOF) da CEAGESP agora passam a acompanhar a implementação do programa de Boas Práticas de Armazenagem. “Para começar bastam atitudes simples de limpeza e de organização. Além das videoconferências, as unidades armazenadoras agora contam com acompanhamento dos chefes regionais, que são engenheiros agrônomos, e dos técnicos da SECOF. O gerente do DEPAR, Danyel Laghi, também visita regularmente as unidades da rede armazenadora para garantir o sucesso do programa de Boas Práticas de Armazenagem”, explica Alexandre Roberto Leite de Campos, engenheiro agrônomo e chefe das Seções Operacionais Norte e Sul da CEAGESP.
Enviar para um amigo
Mensagem enviada com sucesso!
Comunicar um erro
Mensagem enviada com sucesso!