Siga:

14/9/202109:11:43

Bombeiros fazem treinamento de resgate no Silo Jaguaré


Uma equipe do 4º Grupamento de Bombeiros (4ºGB) realizou nesta terça-feira (14) um treinamento de resgate em espaço confinado no Silo Jaguaré, localizado no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) — assista aqui. Ao todo 16 profissionais que fazem parte da Estação de Bombeiros da Lapa participaram desta primeira turma.

O treinamento aconteceu no quinto andar do Silo Jaguaré. No local os bombeiros tiveram acesso a uma das células da estrutura com aproximadamente 24 metros de altura. Um boneco pesando cerca de 90 quilos foi usado para simular um corpo humano a ser resgatado de dentro da estrutura.

“Vamos colocar o boneco que, dentro do silo, será sugado assim como aconteceria com uma pessoa que porventura viesse a cair sobre os grãos. Na superfície vamos fazer um sistema para permitir o acesso de dois bombeiros que irão se aproximar da vítima, ofertar oxigênio para que a mesma permaneça consciente, colocar o equipamento de segurança e, então, prosseguir no levantamento e resgate”, explica tenente Munhoz, do 4º GB do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

O espaço do Silo Jaguaré foi cedido para realização do treinamento por empenho do diretor-presidente da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP), coronel Mello Araujo.

De acordo com o gerente do Departamento de Armazenagem (DEPAR), Danyel Laghi, com frequência o Corpo de Bombeiros procura a CEAGESP para realização desse tipo de treinamento. “Os bombeiros entram nos silos para fazer uma simulação de salvamento. Tanto fazem isso no Silo Jaguaré, na capital, como na rede de armazenagem que temos no interior”, conta.

Os bombeiros que participam do treinamento são os mesmos que atendem aos chamados da região onde está localizada a CEAGESP, na Vila Leopoldina. “Com esse treinamento no Silo Jaguaré, os bombeiros ficam mais familiarizados com a estrutura do local e, assim, se tiver qualquer ocorrência real, ficará mais fácil para fazerem o salvamento”, explica Laghi.

Outros treinamentos deverão acontecer em breve no mesmo local. “Esse é o primeiro de vários treinamentos, pois temos uma equipe muito grande. São aproximadamente 200 bombeiros na região, então precisamos vir em alguns dias para poder treinar todos”, finaliza Munhoz.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2021 o Mês de:

Veja também o Ano de: