Siga:

28/9/202109:08:45

Operadores de empilhadeiras participam de treinamento da SESMT


A Seção de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP) começou, na última sexta-feira (24), um treinamento voltado aos operadores de empilhadeiras que atuam no entreposto da capital — assista aqui. Duas turmas foram divididas nos períodos da manhã e da tarde para assistirem a uma palestra com o técnico de segurança do trabalho Maicon Novais. Temas relacionados ao dia a dia do operador de empilhadeira foram abordados no curso.

“Temos um projeto na CEAGESP para trazer maior segurança ao entreposto. São orientações relacionadas à velocidade adequada na operação da empilhadeira, ao centro de carga que é o que vai permitir que a operação ocorra sem o risco de tombamento, à utilização do cinto de segurança, ao uso dos equipamentos de proteção individual e aos acidentes que podem acontecer por causa de uma operação inadequada”, resume Novais.

Cerca de 150 operadores de empilhadeiras que atuam no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) deverão participar do treinamento em diversas turmas até o mês de novembro. De acordo com o instrutor Maicon Novais, todos os participantes já possuem qualificação e experiência como operadores de empilhadeiras. O objetivo é treinar exclusivamente quanto à segurança para garantir um ambiente com menos riscos para frequentadores e trabalhadores da CEAGESP.

Os fiscais da CEAGESP também foram convocados para participarem do treinamento. “Os fiscais são os ‘olhos’ da segurança do trabalho. Se eles observam, verificam ou identificam alguma não conformidade, vão abordar o operador, instruir e, se for necessário, também vão notificar com o intuito de garantir a segurança na operação’, diz Novais.

Ainda segundo o instrutor do treinamento, os fiscais são responsáveis por garantir que as normas sejam cumpridas. “Por isso todos os ficais vão ser treinados. Queremos também que haja uma interação entre os fiscais e os operadores de empilhadeiras”, explica.

O treinamento é gratuito e acontece no Auditório Nelson Loda, no ETSP. Datas de novas turmas serão divulgadas em breve pela SESMT. Serão convocados profissionais que estão registrados e cadastrados nas empresas que possuem licença para operar empilhadeiras na CEAGESP. “Recebendo a convocação, com horário e local do treinamento, o operador vai participar conosco trazendo sua experiência na área e aprendendo um pouco mais sobre segurança do trabalho para essa atividade”, finaliza Novais.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2021 o Mês de:

Veja também o Ano de: