17/12/202112:05:43
Com a safra do milho chegando, a CEAGESP se esforça para atualizar sua força de trabalho para que classifique esse grão de maneira ainda mais apurada. “A proficiência de um profissional para a classificação responsável é indispensável”, conta Evandro Goulart da Silva, Técnico Operacional da Seção de Controle Fitossanitário (SECOF).
Ele, em conjunto com o pessoal do Departamento de Armazenagem (DEPAR), promoveu um treinamento por teleconferência para as unidades armazenadoras da rede CEAGESP. “Temos na CEAGESP classificadores oficiais e classificadores práticos, que devem ser treinados periodicamente para valorar a qualidade de grãos sem causar deságio”, conta Evandro, que é instrutor de classificação vegetal. O treinamento abrangeu as etapas de entrada, guarda e conservação do referido grão.
O treinamento seguiu a Lei 9.972/2000, o Decreto 9.268/2007, voltados à classificação de produtos vegetais, e a Instrução Normativa 60/2011, dedicada especialmente ao milho. Também atendeu à classificação interna da CEAGESP, no caso as normas NP-OP-008 (Recebimento de mercadorias na rede armazenadora), NP-OP-012 (Boletim de controle de qualidade dos produtos armazenados) e NP-OP-040 (Serviço de classificação vegetal). Foram abordadas grupos, classes e tipos em que o milho se enquadra, baseando-se na coleta dos materiais que cada armazém recebe e comparação com referencial fotográfico.
Enviar para um amigo
Mensagem enviada com sucesso!
Comunicar um erro
Mensagem enviada com sucesso!