25/1/202201:03:30
Para saber sobre uva niágara no canal da CEAGESP no YouTube, clique aqui.
Esta variedade, como diz o nome, tem sua origem no condado americano de Niágara, no estado americano de Nova York. Surgida em 1868, originou-se de cruzamentos de variedades rústicas de uvas nativas da América do Norte. O nome “rústica” não é por acaso, pois essas uvas norte-americanas são menos exigentes em relação a cuidados agrícolas e defensivos do que as variedades europeias.
O primeiro cultivo dessa variedade foi introduzido no Brasil em 1894: a niágara branca. A partir de uma mutação isolada em São Paulo, surgiu a niágara rosada, em 1933. Não demorou para que essa variedade acabasse sendo aqui associada às festas de fim de ano e bastante apreciada pelo consumidor brasileiro em geral. Logo iria ganhar espaço também entre os cultivos de uva em Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A niágara rosada é a mais popular das variedades no Brasil.
Considerada uva de chupar por seu tipo de polpa, também é usada para produção de vinhos, geleias e sucos, ainda que seja preferencialmente consumida in natura. Entre seus benefícios, estão as vitaminas A, B, C, E e K, além de antioxidantes, que fazem bem a pele, olhos e têm ações anti-inflamatória e antimicrobiana. Na casca, há componentes que ajudam a fortalecer o sistema imunológico.
Ao longo de 2021, 10.310 toneladas do produto deram entrada no Entreposto Terminal São Paulo. Em um ranking todo paulista, Indaiatuba foi a líder em entregas, com 1.532,63. O segundo lugar foi para São Miguel Arcanjo, com 1.363,78, seguido de Jundiaí, com 1.027,99, e Jarinu, com 880,54. Louveira, a primeira cidade a cultivar essa variedade na história brasileira, ficou em quinto, com 839,37. Fechando o ranking, o sexto lugar foi de Elias Fausto, com 819,38. O preço de atacado, cotado em 24 de janeiro de 2022, foi de R$ 4,69/kg.
Para fazer bons negócios, consulte os dados de contato dos comerciantes de uva niágara no GUIA CEAGESP clicando aqui.
Enviar para um amigo
Mensagem enviada com sucesso!
Comunicar um erro
Mensagem enviada com sucesso!