Siga:

21/6/201606:04:24

Versatilidade da cebola traz benefícios à culinária e, principalmente, à saúde


Produto é principal ingrediente da famosa sopa servida na CEAGESP

Tempero mais popular do mundo, a cebola é um dos ingredientes mais importantes na culinária mundial ao lado do tomate e da batata. O alimento cultivado desde os tempos pré-históricos é a dica de compra da Seção de Economia e Desenvolvimento (SEDES) da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP) para esta quarta semana do mês de junho.

Originária da Ásia, a cebola é um alimento rico em diversos nutrientes. É perfeita para incluirmos em dietas, seja para emagrecimento ou por uma questão de cuidado com a saúde. Além disso, consumir cebola também nos oferece a sensação de saciedade. A cebola é ideal para gestantes, pois seu alto teor de folatos (ácidos fólicos e sais) ajuda no crescimento e bom desenvolvimento do feto nas primeiras semanas de gravidez.

O “choro” causado pela cebola durante o manuseio dela na cozinha ocorre devido uma substância chamada ácido sulfúrico que ao entrar em contato com os olhos, irrita e faz lacrimejar.

Outra curiosidade é que na Antiguidade os faraós eram enterrados com cebolas, pois era considerado um sinal de eternidade. Já na Idade Média, a cebola era utilizada como moeda de troca.

Este importante alimento que está sempre presente na mesa dos brasileiros é ofertado durante o ano todo, mesmo com o ápice de sua safra sendo entre os meses de setembro e março.

Em 2015, 67.389 toneladas de cebola abasteceram os armazéns do Entreposto Terminal São Paulo (ETSP). Os volumes que adentram a unidade da CEAGESP na capital vieram, principalmente, de Cristalina/GO, Piedade/SP, Aurora/SC, Ituporanga/SC, Alfredo Wagner/SC, Monte Alto/SP e São José do Norte/RS. No dia 20 de junho, a cebola foi comercializada no ETSP pelo preço de R$ 2,31 o quilo no atacado.

Além de ser utilizada como tempero, a cebola é ótima para a elaboração de variados pratos, como sopas, suflês, patês e purês. E para esta semana, com a cebola sendo o nosso principal ingrediente culinário, trazemos a receita da nossa tradicional sopa de cebola. Para saber como preparar essa saborosa iguaria, basta acessar o nosso blog.

A lista completa de todos os produtos que vão ajudar você a economizar na feira até domingo está em nosso site. Para saber essa e outras informações basta acompanhar as nossas atualizações em nossa página no facebook.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2016 o Mês de:

Veja também o Ano de: