17/1/202301:04:28
Produtores rurais da região de Sorocaba participaram do “Dia da Cidade”, nesta terça-feira (17), no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), na Vila Leopoldina. Os visitantes fazem parte do Arranjo Produtivo Local (APL) do Parque Tecnológico de Sorocaba com o qual a CEAGESP (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo) firmou um acordo de cooperação técnica, em 06 de junho de 2022.
Representantes de sete dos doze municípios que integram o APL Parque Tecnológico de Sorocaba estiveram presentes: Sorocaba, São Roque, Ibiúna, Itapetininga, Araçoiaba, Salto de Pirapora e Piedade.
“Esses municípios fazem parte de uma região importantíssima para o abastecimento do entreposto, pois são responsáveis por cerca de 10% dos produtos que chegam à CEAGESP”, destaca o engenheiro agrônomo Gabriel Bitencourt, chefe da Seção do Centro de Qualidade Hortigranjeira (SECQH).
Cerca de 30 pessoas foram recepcionadas no Auditório Nelson Loda e acompanharam, inicialmente, uma apresentação sobre as atividades da companhia. Foi exibido um vídeo institucional sobre “Rotulagem Obrigatória” — que passou a ser exigida no entreposto desde o início do ano — e distribuída uma cartilha sobre o tema. O chefe da Seção de Gestão de Portarias (SEGOP) da CEAGESP, Wiliam Nelio, também participou do evento.
Foram abordados temas que interessam muito aos produtores rurais. “Essa visita é importante para assuntos como padronização das mercadorias e para o valor agregado aos produtos padronizados. Muitos ainda desconhecem essa questão”, disse o representante do município de Piedade, Alberto Minoru.
O passeio no mercado começou pelo pavilhão MFE-B onde são comercializadas frutas. Ao longo do dia, outros setores da CEAGESP foram visitados. O objetivo da visita é apresentar o funcionamento do mercado atacadista de frutas, verduras e legumes aos agricultores familiares.
De acordo com Marimar Guidorzi, coordenadora do APL Parque Tecnológico de Sorocaba, atualmente são 12 municípios que participam do projeto. “Totalizamos atendimento a quase 900 produtores”, diz. Ainda segundo Guidorzi, com empreendedorismo e inovação, o APL busca melhorar a competitividade dos produtores rurais em mercados onde seus produtos são comercializados.
Enviar para um amigo
Mensagem enviada com sucesso!
Comunicar um erro
Mensagem enviada com sucesso!