16/7/202407:11:43
Na última sexta-feira, 12/07, a Unidade Armazenadora de Tupã (AGTUP) recebeu a visita de Oswaldo Shigueru Morichita, Rafael Godoi Silva e Luccas Rodrigues de Castro, representantes da Cargill que vieram explicar sobre a abordagem da multinacional para o Programa de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). “O primeiro contato entre as empresas ocorreu em 27/06, quando Osvaldo e Rafael foram recebidos na Unidade Armazenadora de Palmital (AGPAL)”, conta Luis Eduardo Vieira Pinto, chefe da Regional IV, que engloba também a Unidade Armazenadora de Presidente Prudente (ASPRE) e o AGTUP.
Os representantes foram recebidos no AGTUP por Luis Eduardo e também por Paulo Eugênio Pereira Júnior, gerente do Departamento de Armazenagem (DEPAR); João Cláudio de Lima, chefe da Seção Operacional (SEOPE); Angelo Frederico Favaro Agudo, técnico operacional responsável pelo AGTUP; e Vadislau Ribeiro da Cruz, técnico administrativo da unidade. “O sr. Osvaldo, que é gerente, nos explicou sobre essa abordagem da Cargill, parte do cumprimento legal para obtenção e manutenção do Selo Biocombustível Social (SBS) do MDA, conforme a Portaria nº 28, de 27 de junho de 2024”, conta João Cláudio de Lima.
A ação da Cargill prevê a compra de soja de pequenos produtores, que são assistidos na preparação da terra e do plantio, em quatro visitas técnicas para análise do solo e georreferenciamento da propriedade. “Esse programa vai de encontro com as diretrizes do Governo Federal e do MDA, exatamente por prestar o auxílio necessário aos pequenos produtores”, conta Paulo Eugênio. “Estamos à disposição no que for necessário para que esses objetivos sejam atingidos, principalmente incluir esses pequenos produtores na estrutura da armazenagem”, completa o gerente do DEPAR.
Uma das preocupações para esse tipo de produtor é documental, pois está havendo uma transição da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) para o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF). Para as empresas especializadas em produção de biodiesel, há a exigência do SBS para a venda desse produto à Petrobras, que o mistura ao diesel convencional.
No encontro anterior, em Palmital, já havia interesse da multinacional em trabalhar com agricultores locais. “Conforme informado pela Cargill, há mais de 250 produtores nessa região que se enquadram como agricultores familiares e possuem DAP/CAF”, conta Luis Eduardo.
“A Intenção é formalizar um contrato único com a CEAGESP, envolvendo todas as Unidades Armazenadoras que estocam soja, para as quais os produtores enviarão suas cargas, que serão compradas pela Cargill e armazenadas até a retirada final”, conta João Cláudio. Nesse caso, envolveria ampliar a parceria com o AGTUP e unidades de outras Regionais da Companhia, como os armazéns de Avaré (AGAVA) e Araraquara (AGARA).
Enviar para um amigo
Mensagem enviada com sucesso!
Comunicar um erro
Mensagem enviada com sucesso!