Siga:

20/4/202304:10:03

Diretores da CEAGESP visitam Prefeito Edinho Silva e Banco de Alimentos de Araraquara


Aproveitando a visita à cidade de Araraquara, para a Integração dos Gestores da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP), o diretor-presidente, Jamil Yatim, e o diretor administrativo financeiro, Hamilton Mota, se reuniram na sexta-feira (14/04), com o prefeito da cidade, Edinho Silva, e alguns secretários, na sede da prefeitura. Foi pauta da conversa a nova fase da Companhia e as iniciativas de abastecimento e segurança alimentar do município.

Estavam presentes no encontro o vice-prefeito e secretário do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto; a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Jacqueline Barbosa; o secretário de Direitos Humanos e Participação Popular, Marcelo Mazeta; o secretário de Governo, Donizete Simioni, e o chefe de Gabinete, Cristiano Tiago, além de Rubens Reis de Souza, coordenador de governança da CEAGESP, a gerente de entreposto de Araraquara (CEARA), Fernanda Bonalda, e o assessor técnico da presidência da CEAGESP, Flávio Godas.

Na primeira parte da visita o Prefeito agradeceu a visita da diretoria da CEAGESP, destacou a importância da empresa para a cidade e relembrou que foi em Araraquara onde se realizou a primeira ação de doação de alimentos sem valor comercial, mas que mantiveram seus valores nutricional e de higiene, para pessoas em vulnerabilidade social, ainda em 1997. Essa iniciativa culminou no Banco CEAGESP de Alimentos (BCA) e se espalhou para outras unidades da rede.

Durante o encontro, Jamil Yatim e Hamilton Mota agradeceram a recepção, enfatizaram a importância da companhia no abastecimento do país e reconheceram as iniciativas sociais da gestão municipal. A conversa rendeu a expectativa de futuras parcerias.

Após o encontro no Paço Municipal, a comitiva da CEAGESP foi convidada a conhecer o Banco de Alimentos da cidade, uma ação da Coordenadoria de Segurança Alimentar da prefeitura. A iniciativa distribui mais de 200 toneladas de alimentos por ano, para entidades socioassistenciais e famílias em situação de vulnerabilidade social.

A secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Jacqueline Pereira Barbosa, e a coordenadora de Segurança Alimentar, Silvani Silva, foram as encarregadas de mostrar e explicar aos visitantes os processos de recebimento, beneficiamento e doação. O vice-prefeito e secretário do Trabalho, do Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Damiano Neto também acompanhou a visita.

Além dos alimentos doados pelo comercio local, a prefeitura de Araraquara adquire parte das frutas, legumes e verduras via Programa Municipal de Agricultura de Interesse Social (PMAIS), que compra diretamente da agricultura familiar. O Banco de Alimentos beneficia parte dos produtos in natura como forma de minimizar o desperdício. Além de higienizar e embalar os recebidos, na unidade são produzidos molhos, geleias, leite de soja e pães, o que facilita a distribuição e diminui a perda e a produção de resíduos.

A visita deve estreitar a relação entre as iniciativas de segurança alimentar do município de Araraquara e do entreposto da cidade, além de ajudar na reestruturação do BCA da companhia em todo o estado. “Estamos reestruturando o banco de alimentos da CEAGESP e o que encontramos aqui serve de modelo para o que queremos implantar”, explanou o diretor-presidente Jamil Yatim, durante a visita.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2023 o Mês de:

Veja também o Ano de: