Siga:

19/5/202305:02:51

Empresas especializadas em importados na CEAGESP atraem visitantes estrangeiros


A Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP) recebeu, na quarta-feira (17/05), a visita de um grupo de argentinos interessados em conhecer as potencialidades de negócios do Entreposto de São Paulo. Também nesta semana, na terça-feira (16/05), uma comitiva do Chile visitou o Entreposto de Pescados. As visitas de estrangeiros são importantes para o desenvolvimento de novos negócios e, ainda, para o fortalecimento de parcerias já existentes.

A comitiva do Consulado Geral da República Argentina em São Paulo foi recepcionada pelo chefe da Seção de Economia e Desenvolvimento (SEDES), Thiago de Oliveira. Além do cônsul adjunto Pedro Gentico, também visitaram a CEAGESP dois representantes de Santa Fé, província localizada na região centro-leste da Argentina: Juan Marcos Aviano, secretário de comércio interior e serviços, e Matías Casaretto, da Secretaria de Comércio Exterior. O gerente comercial Vagnoni Jesus também integrou a comitiva argentina.

“(Podemos) ver aqui a fruta argentina, que não é produzida na nossa província de Santa Fé, mas que é importante para todo o país. (Queremos também) ver oportunidades de negócio com algumas verduras e hortaliças, levar a experiência efetiva deste mercado para os mercados da província de Santa Fé e, também, levar as possibilidades de exportar nossa produção para este mercado de São Paulo, que é incalculável em número de consumidores”, destacou Juan Marcos Aviano.

Os visitantes ficaram impressionados com as dimensões da CEAGESP e caminharam pelos pavilhões onde funcionam empresas que trabalham com importação. No pavilhão HFB, por exemplo, realizaram breve contato com o permissionário Rogério Benini que trabalha com frutas. “Já tínhamos uma sinergia de negócios com o carregamento de citros, então foi muito boa a conversa. Acho que podem fluir bons negócios através desse contato breve, porém muito importante”, disse Benini.

Dados da SEDES indicam que, em tonelagens, a Argentina ocupa o primeiro lugar no ranking dos países que mais enviaram produtos ao Entreposto de São Paulo, em 2022. Os cinco principais são: Argentina, com 37.392 toneladas (12% de participação no volume comercializado); Chile, com 29.659 toneladas (9%); Espanha, com 19.226 toneladas (6%); Uruguai, com 12.386 toneladas (4%); e Portugal, com 10.535 toneladas (3%). “A Argentina é o principal país que envia produtos à CEAGESP, com destaque para maçãs, peras, cebolas e alhos”, detalha Thiago de Oliveira.

Ainda de acordo com Oliveira, visitas como as realizadas pelas comitivas da Argentina e do Chile nesta semana são fundamentais para promover novos negócios. “Um dos papéis da CEAGESP é fomentar o abastecimento. Quando trazemos esses grupos de produtores de outros países para nos visitarem, eles têm a oportunidade de conferir como o produto deles é comercializado aqui e, também, veem novas oportunidades de comercialização”, finaliza.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2023 o Mês de:

Veja também o Ano de: