Siga:

6/4/202304:07:50

Alunos de Geografia da USP visitam CEAGESP


Cerca de 90 universitários do curso de Geografia da USP (Universidade de São Paulo) conheceram a CEAGESP em visitas ocorridas ao longo de três semanas: em 23/03, 30/03 e 06/04. Além de aprenderem mais sobre abastecimento e armazenagem, os estudantes caminharam pelo mercado atacadista de frutas, legumes e verduras.

De acordo com Marta Medeiros Marques, docente no curso de Geografia da USP, a visita ao Entreposto de São Paulo contempla o conteúdo da disciplina de Geografia Agrária. “A gente discute a realidade da produção agrícola no campo brasileiro e, para que o conhecimento não fique deslocado da realidade, viemos conhecer por onde circula essa produção”, disse. O objetivo é conhecer as conexões que fazem parte do processo de produção de alimentos do campo até a cidade.

A apresentação do histórico e dos dados da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP) coube ao chefe da Seção de Economia e Desenvolvimento (SEDES), Thiago de Oliveira, ao chefe da Seção do Centro de Qualidade Hortigranjeira (SECQH), Gabriel Bitencourt, e à engenheira de alimentos Fabiane Câmara, também da SECQH.

Embora a maioria dos visitantes já conhecesse a CEAGESP através da mídia, por exemplo, ainda assim muitos ficaram impressionados com as dimensões e os números da companhia.

“Eu já sabia qual era o tamanho da CEAGESP e o que a companhia significa para o mercado nacional, principalmente para o Estado de São Paulo. Mas eu não tinha dimensão de como frenético é o movimento aqui dentro”, destacou o universitário João Ryoki.

Larissa Del Rey também é estudante do curso de Geografia e visitou o entreposto da capital com a segunda turma. “Estamos muito no contexto da cidade e acabamos comprando tudo num supermercado, sem saber de onde vêm os alimentos ou como chegam até nós. É interessante descobrir todo o processo do alimento até chegar a nossa mesa”, disse.

Além de assistir à apresentação institucional da CEAGESP, realizada no Auditório Nelson Loda, os universitários andaram pelos pavilhões de comercialização atacadista. “Dentro da área de Geografia Agrária é interessante pensar na relação da produção agrícola do espaço rural com o espaço urbano, buscando fazer a conexão e pensando que um não existe sem o outro”, disse Ryoki.

A CEAGESP é uma empresa pública federal vinculada, atualmente, ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). Trata-se de um hub logístico importante para o abastecimento do Brasil.

Visitas monitoradas podem ser programadas junto à Coordenadoria de Comunicação e Marketing (CODCO) da CEAGESP. Os interessados precisam preencher um formulário de solicitação — disponível neste link.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2023 o Mês de:

Veja também o Ano de: