21/10/202510:02:29

Produtores de banana do município de Pedro de Toledo (SP), no Vale do Ribeira, estiveram na CEAGESP (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo) na manhã desta terça-feira, 21/10, em busca de novos mercados para suas produções — assista aqui. Os agricultores familiares fazem parte da Associação dos Empresário Rurais de Pedro de Toledo e, também, da Cooperativa Ouro do Vale.
Com o objetivo entender a dinâmica de comercialização no maior entreposto do Brasil e compreender como funciona a cessão de espaços para comercialização de seus produtos, tanto no atacado quanto no varejo, os agricultores familiares contam também com apoio do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).
“O nosso trabalho junto aos produtores é para torná-los competitivos. Para isso utilizamos os pilares gestão, tecnologia e mercado. O objetivo da visita é acesso a mercados. Queremos superar uma das grandes dificuldades do produtor, que é o escoamento da produção. Fazer com que eles ganhem aquilo que realmente merecem pela produção. Nosso objetivo é encurtar a cadeia produtiva e colocar o produtor mais próximo do atacado e do varejo”, explica o consultor do Sebrae, Anderson Bezerra de Lima.
Os visitantes foram recepcionados na Sala Jamil Yatim pelo chefe da Seção de Economia e Desenvolvimento (SEDES), Thiago de Oliveira, e pelo assessor técnico da CEAGESP, Luiz Henrique Bambini, que destacou as oportunidades do Edital de Chamamento Público nº 02/2025, publicado pela Secretaria de Abastecimento, Cooperativismo e Soberania Alimentar (SEBA), do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), com espaços para comercialização na CEAGESP e que tem inscrições abertas até 24 de outubro de 2025.
Após a apresentação sobre a Companhia e o funcionamento do mercado, os agricultores realizaram uma caminhada pelo Entreposto Terminal São Paulo (ETSP). No Pavilhão AMG, conheceram empresas que trabalham com bananas.
“Estamos pensando em tirar o intermediário e, com a venda direta, ter mais lucro. Ficamos muito otimistas e creio que vamos conseguir agregar aqui os nossos produtos”, finalizou Josué Moreira, que é diretor de agricultura e presidente da Associação dos Empresário Rurais de Pedro de Toledo.
Enviar para um amigo
Mensagem enviada com sucesso!
Comunicar um erro
Mensagem enviada com sucesso!