Siga:

9/9/202109:05:06

Troca de experiência para melhor manejo de caixas


Em 26 de agosto, a equipe da Seção do Centro de Qualidade Hortigranjeira (SEQCH), formada pelo chefe da seção, Gabriel Vicente Bitencourt de Oliveira, a engenheira de alimentos Fabiane Mendes da Câmara e a técnica administrativa Lilian Uyema Mateus, visitou a Associação de Permissionários da CEASA Campinas (ASSOCEASA), sendo recebida pelo diretor técnico operacional da CEASA Campinas, Claudinei Barbosa, e os permissionários Marco Antonio Adami e Orivaldo Dan.

A visita teve por objetivo conhecer a Central de Embalagens da empresa campineira, que ocupa uma área de 3 mil m² e é administrada pela ASSOCEASA. No espaço são feitas lavagem e desinfecção das caixas plásticas usadas no entreposto, em procedimento feito por máquinas especiais, além de moagem de caixas de madeira usadas, que, transfomadas em cavacos, podem ser destinadas ao uso em caldeiras ou compostagem

Outros serviços prestados pela central são enfardamento de caixas de papelão ondulado e recebimento de caixas plásticas perdidas ou quebradas, que são encaminhadas para reciclagem. Com isso, a CEASA Campinas fica muito próxima de atender à Instrução Normativa Conjunta nº 9, realizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa), que proíbe a reutilização de embalagens de madeira e papelão e determina a limpeza e higienização de embalagens retornáveis.

Durante a ação, a equipe da SEQCH conheceu as plataformas logísticas que facilitam a carga dos clientes e as ações do Instituto de Solidariedade para Programas de Alimentação (ISA), ONG que funciona dentro do CEASA Campinas para o combate ao desperdício de alimentos e doação de mantimentos.

A CEASA Campinas é o segundo maior entreposto do estado de São Paulo, com suas 2,5 mil toneladas diárias sendo menores apenas do que a movimentação do Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), da CEAGESP, o maior do Brasil e da América Latina. Com o intercâmbio, a CEAGESP pôde conhecer melhor boas práticas no funcionamento de estruturas de armazenagem e entrepostagem e extrair ideias para ações similares tanto no ETSP quanto nos entrepostos do interior.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2021 o Mês de:

Veja também o Ano de: