Siga:

22/4/202204:07:59

Produtores de uva do Paraná visitam a CEAGESP


Um grupo com 18 produtores rurais do estado do Paraná visitou, na última terça-feira (19), o Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), na Vila Leopoldina — assista aqui. Todos são pequenos produtores de uva Niágara e fazem parte da Associação dos Viticultores de Japira (Avija). A visita à Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP) tem o objetivo de encontrar potenciais compradores para parte da uva produzida na região e, assim, ampliar o mercado para os viticultores dos municípios de Japira, Jaboti, Ibaiti, Pinhalão e Tomazina, localizados na região conhecida como Norte Pioneiro.

Os visitantes paranaenses foram recepcionados pelo Dr. Gabriel Bitencourt, chefe da Seção do Centro de Qualidade Hortigranjeira (SECQH) da CEAGESP. Após um bate-papo inicial, todos percorreram os pavilhões de comercialização de frutas, legumes e verduras. De acordo com Bitencourt, a visita marca a retomada das visitas guiadas ao entreposto da capital através do projeto Dia da Cidade. “Essa é uma atividade que o Centro de Qualidade Hortigranjeira sempre fez (mas que estava parada durante a pandemia), na qual o produtor tem a oportunidade de sair da sua propriedade rural e entender o que acontece com o produto dele no mercado”, destaca.

Além dos viticultores, também fez parte da comitiva o engenheiro agrônomo Paulo Sérgio Beraldo de Morais, do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná). “O objetivo da viagem é trazer os produtores para conhecerem outra realidade de comercialização. Atualmente temos uma comercialização regional, com vários atravessadores que vão comprar direto nas propriedades. Aqui na CEAGESP, podemos ter um canal de escoamento maior”, disse. Através da união dos viticultores será possível, por exemplo, fechar uma carga com volume maior e enviar para a maior central de abastecimento da América Latina.

O produtor rural Wesley Luiz de Paula, que é presidente da Avija, ficou otimista com a visita à CEAGESP. “Provavelmente, até o final do ano, teremos uva nossa aqui em São Paulo“, destacou. Através do contato com os permissionários do ETSP, ampliam-se as possibilidades para o escoamento pós-colheita. “Hoje temos plantados aproximadamente 100 hectares de uvas, então nosso potencial é muito grande”, completou Wesley.

Apesar da distância de aproximadamente 450 quilômetros entre o município paranaense de Japira e a capital paulista, o envio das uvas à CEAGESP não é impossível. “São Paulo é distante (de Japira), mas é praticamente a mesma distância (que temos) de Curitiba. Então é um mercado que, logisticamente, pode ser viável”, garante o engenheiro agrônomo Paulo Sérgio.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2022 o Mês de:

Veja também o Ano de: