Siga:

10/4/202504:02:29

Representantes da CEAGESP visitam cidades interioranas na primeira semana de abril


Abril iniciou-se de maneira intensa quando o assunto é o trabalho de aproximação da CEAGESP com autoridades e pequenos agricultores. Confira logo abaixo:

01/04

A antiga escola rural de Mirandópolis foi palco de uma reunião com os agricultores familiares dos assentamentos da região de Araçatuba, cidade onde a CEAGESP tem um Entreposto (CEARB). O trio formado por Luiz Bambini, assessor técnico da Diretoria Técnica e Operacional (DIOPE); Gabriel Bitencourt, chefe da Seção do Centro de Qualidade Hortigranjeira (SECQH); e Carla Cristiane Assis, gerente do CEARB, explicou sobre os programas que a Companhia tem para assessorar os pequenos agricultores quando o assunto é fazer chegar esse tipo de produção à cadeia comercial dos entrepostos atendendo aos requisitos de qualidade e seguindo os trâmites legais. Somou-se à equipe da CEAGESP, Vinícius di Monaco, coordenador do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PNAF). Foi também oportunidade de ouvir os produtores a respeito de suas dificuldades de comercializar aquilo que plantam, como a falta de assistência técnica e extensão rural do plantio até a venda desses alimentos.

Entre os encaminhamentos dessa reunião, ficou o de um espaço no CEARB ser ocupado coletivamente por produtores organizados, que compartilhariam os custos para o uso dessa área. Jeto Luiz, líder do assentamento localizado em Pereira Barreto, sugeriu diálogo com as prefeituras da região para que sejam destravados aspectos logísticos que dificultam o adequado escoamento da produção local e sua chegada ao consumidor.

No mesmo dia, foi realizada uma reunião com a prefeitura mirandopolense. Entre os assuntos discutidos, estava a construção de um Núcleo de Apoio à Comercialização (NAC) usando a antiga estrutura da escola rural do município, localizada no bairro Terceira Aliança. A CEAGESP se comprometeu a fornecer material subsidiário para que a secretária de Desenvolvimento do município, Roseli Ferreira, desenvolva o projeto. Outro acerto foi para que o secretário de Agricultura e Abastecimento, Caio Henrique, visite o Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) para conhecer melhor as dinâmicas da comercialização de alimentos. Outra presença foi a da primeira-dama e presidente do Fundo Social, Ana Carolina Souza, que destacou a importância da parceria entre a CEAGESP e Mirandópolis, município com forte aptidão agrícola.

 

02/04

Nesse dia, a cidade visitada foi Jales, na região norte do estado de São Paulo. A CEAGESP foi representada por Luiz Bambini e Gabriel Bitencourt, que novamente acompanhados de Vinícius di Monaco reuniram-se com a Secretaria de Agronegócio do município, representada pelo secretário Ademir Molina e sua equipe. Na ocasião, estiveram presentes também Rute Bernardo e Alessandro Nunes, respectivamente assistente de planejamento e chefe da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) Regional de Jales (Casa da Agricultura). “Apresentamos a comercialização na CEAGESP como uma alternativa para a agricultura familiar local”, conta Bambini, lembrando sobre a disposição da Companhia de receber essa modalidade de produção.

Além disso, foram apresentados outros tipos de apoio que a empresa pode dar a esses agricultores, como capacitação e treinamento. Um resultado dessa reunião foi o compromisso de encaminhar materiais subsidiários ao Núcleo de Apoio à Comercialização (NAC) local. Outras tratativas envolveram a Secretaria de Agronegócio, que em parceria com o CATI e articulações locais irão desenvolver um projeto para pleitear recursos ao NAC.

Foi também ventilada a possibilidade de uma reunião com a cooperativa Unisol, com o intuito de fortalecer o cooperativismo local. Outra conversa da ocasião envolveu a possibilidade de se realizar tratativas com o Entreposto da CEAGESP em São José do Rio Preto (CESJR) para que se ocupe uma área da unidade com a comercialização de produtos oriundos dessa modalidade agrícola.

Na tarde do mesmo dia, houve uma reunião com agricultores familiares, na qual foram explicados os programas de qualidade hortigranjeira da Companhia e explicadas as exigências legais para que os produtos oriundos desse tipo de cultivo sejam comercializados nas estruturas de entrepostagem. Além disso, foram explicadas as possibilidades de visitas técnicas às unidades de Rio Preto e Araçatuba, as mais próximas de Jales.

O fechamento das atividades desse dia foi na feira Comboio, tradicional no município e que ocorre todas as quartas e sábados. Foi a oportunidade de interagir na prática com os comerciantes e agricultores da região e entender as dinâmicas daquela região, bem como a pauta de produtos que vendem.

 

03/04

A cidade visitada foi Campina do Monte Alegre. Nessa ocasião, o Câmpus Lagoa do Sino, da Universidade Federal de São Calos (UFSCar) foi palco de uma reunião dos 11 técnicos do Programa Mais Gestão, que atendem 70 organizações de agricultura familiar da região Sudeste. A presença da CEAGESP na reunião foi para esclarecer sobre como as estruturas da Companhia podem receber a produção oriunda dessa modalidade agrícola, dentro do trabalho que vem sendo feito para sua inclusão no dia a dia do comércio de produtos hortifrutigranjeiros. Tal pauta será levada pelos técnicos em suas rotinas de assistência técnica às cooperativas e associações parceiras do Mais Gestão.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2025 o Mês de:

Veja também o Ano de: