Siga:

CEAGESP no combate ao Coronavírus

A CEAGESP é um importante elo entre produtor e consumidor final e responsável pelo abastecimento, atividade essencial para toda a sociedade.

Neste período de crise devido à pandemia causada pelo novo coronavírus, nosso papel fundamental é garantir a chegada de alimentos saudáveis à população em geral e principalmente aos hospitais e unidades de saúde,  que demandarão de  maior assistência.

Nosso desafio é assegurar que todos os envolvidos estejam conscientes sobre a importância de praticar as orientações do Ministério da Saúde para evitar a propagação do COVID-19 e, ao mesmo tempo, garantir que haja cuidado redobrado com a segurança do alimento e fomentar estratégias para que o abastecimento não seja prejudicado e/ou interrompido.

Nesse período de pandemia em virtude do Coronavírus, a CEAGESP elaborou e tem colocado em prática desde o dia 17 de março, com o apoio dos comerciantes, o Plano de Contingência COVID-19. O objetivo é orientar a comunidade dos entrepostos e colaboradores em geral da CEAGESP para a manutenção de um ambiente institucional seguro e saudável no contexto da COVID-19, de modo que todos pratiquem e compartilhem as orientações contra a doença e atuem estrategicamente para que o abastecimento, atividade essencial, não seja prejudicado ou interrompido. Em tempos de pandemia, é mais do que necessário a adoção de uma alimentação saudável, grande aliada contra qualquer tipo de doença.

O que é Coronavírus?

O Governo Federal tem disponibilizado informações completas e atualizadas sobre o coronavírus e a doença. Acesse aqui e veja o conteúdo completo.

 Plano de Contingência COVID-19

Diante da situação emergencial de saúde pública, a CEAGESP criou um comitê de crise e elaborou o Plano de Contingência COVID-19, que apresenta uma série de medidas pensadas estrategicamente para aliar prevenção contra o novo coronavírus e provisão do abastecimento.

 Medidas para prevenção dos colaboradores da CEAGESP

As atividades dos funcionários das áreas administrativas do estão sendo realizadas por meio de Home Office, grupos de Whatsapp com suas respectivas chefias e acesso à rede (na capital).

Funcionários dos setores considerados essenciais (Limpeza, Segurança, Portaria, Manutenção e Fiscalização) estão sendo atuando em regime de plantão e devem utilizar máscaras durante todo o expediente.

Importante mencionar que antes da tomada de decisão sobre a realização das atividades Home Office, todos os colaboradores foram orientados sobre a prevenção contra a COVID-19, a utilizarem apenas o crachá de identificação para acesso ao EDSED 3 (Prédio da Diretoria), receberam álcool em gel em todos os departamentos e ao lado do relógio de ponto e foram instruídos a reforçarem a higienização das mãos antes e após a impressão digital.

Adoção de medidas de prevenção e proteção nas dependências dos Entrepostos

Uso obrigatório de máscaras dentro das dependências de todas as unidades da Companhia (entreposto da capital, entrepostos do interior e armazéns / silos/graneleiros. Obrigatoriedade pautada em na Resolução Interna 003/20, no Decreto Municipal 59.384, de 29 de abril de 2020 que determina a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção fácil no âmbito do serviço de transporte municipal de passageiros, aplicado por analogia aos serviços públicos essenciais desenvolvidos nas dependências da CEAGESP e no Decreto Estadual nº. 64.956, de 29 de abril de 2020, que determina a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção facial no âmbito do serviço de transporte público de passageiros de responsabilidade do Estado de São Paulo.

As ações de manutenção, limpeza e higienização dos entrepostos foram intensificadas com foco principal na lavação de pisos.

Caminhões pipa e serviços de pulverização com hipoclorito de sódio foram contratados extraordinariamente para reforçar a limpeza.

Instalação de 10 novas pias em locais estratégicos para facilitar a higienização das mãos e abastecimento constante de sabão líquido, água e papel nos banheiros e intensificação na limpeza.

Álcool em gel na portaria para os caminhoneiros quando entram nas unidades.

Cartazes informativos para conscientizar e orientar sobre o coronavírus foram distribuídos pelos pavilhões e sanitários.

Carro de som divulgando informações sobre a COVID-19 seguindo as orientações do Ministério da Saúde.

Ação de orientação nos entrepostos com profissionais da Seção de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), Bombeiro Civil e Enfermeira;

Entrega de kits às entidades representativas do Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) com todos os materiais usados para divulgação da Campanha.

Todos os estabelecimentos, como de praxe, atendem às normas estabelecidas pela Vigilância Sanitária para que seja mantida a Segurança Alimentar.

Os permissionários receberam o Plano de Contingência COVID-19 e são orientados constantemente na adoção das medidas de proteção e combate ao coronavírus junto a seus colaboradores. Reforçamos sobre a importância do fornecimento de álcool em gel, retirada de tapetes e adoção do uso de máscaras, conforme orientações do Ministério da Saúde.

 Adoção de medidas com o objetivo de evitar aglomerações

Cancelamento de visitas monitoradas, reuniões, treinamentos, eventos e de qualquer outra atividade realizada no Auditório Nelson Loda e de gravações no entreposto por tempo indeterminado.

Cancelamento da Santa Feira do Peixe na Cidade São Paulo.

Interrupção das atividades de comercialização na Feira de Flores pelo decreto n° 64.881 de 22 de março de 2020 do Governo do Estado de São Paulo, com retomada em 24/04/20 pautada no Decreto Municipal nº 59.349 de 14/04/2020, que permite o funcionamento em horário livre da CEAGESP, sem restringir as atividades lá praticadas, dentre elas a própria feira de flores.

Restrição de consumo local em bares, restaurantes, quiosques e lanchonetes, devendo ser realizado somente por Delivery ou retirada.

Proibição de circulação e comercialização de lancheiros e ambulantes.

Restrição da entrada de pessoas que não estejam comprando, vendendo ou utilizando qualquer serviço da CEAGESP.

Funcionamento normal de padarias e mini-mercados somente para compras, devendo os mesmos, controlar o número de pessoas dentro do estabelecimento de modo a evitar aglomerações, sem consumo nos locais.

Banco CEAGESP de Alimentos (BCA)

Diante do crescimento de pedidos de doações de alimentos, o Banco CEAGESP de Alimentos (BCA) tem intensificado o trabalho de conscientização e sensibilização junto aos comerciantes sobre a importância da doação em todos os entrepostos. Nosso objetivo é fazer com os alimentos cheguem à mesa de quem muito necessita. A equipe de profissionais do BCA está atuando em regime de plantão e à disposição. Para mais informações, entrar em contato pelos telefones 11 3643-3832 e 3643-3850 e no Whatsapp  11 99676-6949. Os atendimentos estão sendo realizados mediante agendamento para evitar aglomerações e recomendamos que os responsáveis pela retirada das doações façam uso de álcool em gel e máscaras para entrar no BCA.

Pesquisa de preços

Após as adequações necessárias para garantir a segurança dos pesquisadores da CEAGESP e dos atacadistas – permissionários que fornecem as cotações de preços, informamos que a pesquisa foi retomada, remotamente, no dia 6 de abril e os boletins serão divulgados duas vezes por semana.







Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro