Siga:

Meio Ambiente

A CEAGESP se preocupa com as questões ligadas à conservação do meio ambiente, e faz sua contribuição dando uma destinação correta aos dejetos orgânicos e inorgânicos produzidos pela própria natureza da comercialização de frutas, legumes, verduras, flores e pescados em seus entrepostos.

No Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), a Seção de Serviços de Apoio e Reciclagem (SESAR) tem como atribuição zelar pelas atividades de limpeza, lavação e higienização do ETSP, além de promover ações de reutilização, reciclagem e reaproveitamento dos resíduos gerados, dentro de uma visão de sustentabilidade. Busca ainda conscientizar os comerciantes e usuários da CEAGESP a colaborarem com a coleta seletiva, e com isso diminuir os custos operacionais do mercado.

A SESAR tem como um dos seus importantes serviços o de separação dos resíduos passíveis de serem reaproveitados ou reciclados, com a devida destinação para as empresas parceiras de reciclagem, sendo o que não pode ser reusado levado para os aterros sanitários. Com tais ações, a CEAGESP conseguiu economizar em transporte e deposição de lixo não aproveitável aos aterros sanitários, e ainda conseguiu lucro com a venda de recicláveis.

Tais esforços resultam em um reaproveitamento de cerca de 9,20% de tudo o que foi recolhido pelas equipes de limpeza, com a transformação de restos de madeira em cavacos e briquetes para alimentação de caldeiras, palha para ser reutilizada  na produção de cogumelos, embalagem de frutas e alimentação animal, e a separação de papelão – material bastante descartado pelos comerciantes – para ser repassado para empresas de reciclagem desse produto, gerando receitas à CEAGESP por meio de emissão de GRU (Guia de Recolhimento da União).

As frutas, legumes e verduras em condições de consumo foram doadas ao Banco CEAGESP de Alimentos (BCA), o que possibilitou também a economia no transporte desses produtos para os aterros sanitários, destino de tudo aquilo que não pode ser reaproveitado, como os restos da feira de pescados que ocorre no Frigorífico São Paulo (FRISP).

A separação de alguns itens para reciclagem evita que os mesmos sejam descartados como lixo em aterro sanitário, como também evita que sujem as vias de acesso ao mercado, o que aumentaria o volume de lixo a ser varrido e coletado.

Com tais ações, a CEAGESP quer dar sua participação para preservar o meio ambiente e assim, colaborar para a construção de um mundo melhor para todos.







Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro