Siga:

18/8/202508:11:29

CEAGESP e parceiras avaliam instalação de NAC em Mirante do Paranapanema


Na última quarta-feira, 13/08, o assessor técnico Luiz Bambini, da Diretoria Técnica e Operacional (DIOPE), e o chefe da Seção do Centro de Qualidade Hortigranjeira (SECQH), Gabriel Bittencourt, acompanhados pelo coordenador do Programa Nacional de Formação em Compras Públicas da Agricultura Familiar (PNAF/Conab) do estado de São Paulo, Vinícius Di Monaco, visitaram o Entreposto de Presidente Prudente (CEPRE). Recebidos pelo gerente da unidade, Cledson Mendes, e sua equipe, os visitantes dialogaram sobre prospecções futuras de fortalecimento à comercialização na região.

Na parte da manhã, o grupo se reuniu com Zelitro Luz, Claúdio Cano e Felinto Procópio, líderes regionais do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), e o secretário de Agricultura de Mirante do Paranapanema, Fernando Ulisses Padovam, para dialogar sobre a instalação de um Núcleo de Apoio à Comercialização (NAC) para fortalecimento da comercialização de hortaliças nos atacados dos assentamentos da região. Essa estrutura está proposta de ficar em um barracão localizado no Assentamento Haroldina, em área popularmente chamada de Pé de Galinha por ser uma confluência de estradas.

Após vistoria da estrutura e avaliação da produção local, ficou determinada a transferência da padaria comunitária para o prédio em anexo. Além disso, foi solicitado à Vigilância Sanitária municipal o estudo da viabilidade de transformação do atual espaço da Padaria das Mulheres em uma unidade de processamento de mandioca. Além do tubérculo, será avaliada a possibilidade de usar estruturas e equipamentos pré-existentes para serviços de pós-colheita de limão, batata-doce e abóbora, dentro do cunho de permitir a venda direta no atacado, que poderia ser feita por uma organização produtiva dos agricultores ou repassando a atacadistas.

À tarde, o grupo esteve na Secretaria de Agricultura de Mirante, para dialogar sobre as adequações necessárias da estrutura para que funcione como NAC. Na oportunidade, Luiz Bambini destacou a importância da elaboração de um projeto completo, que contemple todas as possibilidades operacionais, para posterior adequação conforme à necessidade de recursos. Além disso, foi apresentada a possibilidade de agendamento de visitas técnicas de assentados e técnicos de Mirante a unidades de pós-colheita em funcionamento na região de Novo Horizonte para que tenham modelos de referência.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2025 o Mês de:

Veja também o Ano de: