23/12/202212:03:59
Pela primeira vez, a CEAGESP cumpriu todos os 49 quesitos da avaliação de transparência ativa realizada pela Controladoria Geral da União (CGU), obedecendo à Lei nº 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação). “Podemos dizer que se tornou um modelo para as demais estatais”, conta Larissa Cristina Garcia Vogel, assistente executiva da Coordenadoria de Integridade, Riscos e Conformidade (COIRC).
Para chegar a esse nível, o trabalho em 2022 foi duro. “Era um dos pontos críticos que tínhamos de alinhar ao longo do ano rapidamente”, conta Larissa. Com isso, surgiu a adequação do menu da seção Acesso à Informação ao Guia da Transparência Ativa, gerando adoção da exata sequência e nomenclatura de itens, gerando interface padronizada e acessível ao grande público.
Em parte, esse trabalho se relaciona àquele que reverteu em nota de 8,13 (81% de aproveitamento) no IG-SEST. “A transparência ativa foi também um dos itens avaliados pelo indicador de governança”, conta Larissa.
Isso significa que todas as informações devem ser fornecidas na chamada linguagem cidadã, que é aquela que se aproxima do uso mais corrente do idioma pela população em geral, e facilitar o acesso por qualquer pessoa que deseje saber dos mais diversos aspectos da estatal, como sua parte institucional, auditorias, licitações e contratos, dados relativos aos servidores e todas as outras áreas. “Era um dos pontos críticos da companhia. Tivemos um trabalho minucioso e contato diário com todas as áreas para coletarmos todas essas informações”, explica Larissa.
Enviar para um amigo
Mensagem enviada com sucesso!
Comunicar um erro
Mensagem enviada com sucesso!