Siga:

24/2/202202:12:50

Curso da Embrapa em parceria com a CEAGESP registra aumento de procura acima de 2.800%


O Curso de Tecnologia Pós-Colheita em Frutas e Hortaliças, realizado pela Embrapa Instrumentação, de São Carlos (SP), registrou um aumento na procura de 2.700% em comparação à edição anterior, realizada em 2019 e que registrou 100 participantes. Na quarta-feira foi atingida a marca de 2.944 inscritos e nesta sétima edição há uma predominância feminina (54%).

Por estados, a maioria das inscrições vêm do estado de São Paulo (16%), com Bahia e Minas Gerais vindo logo em seguida (11% para cada estado). Por cidades, o ranking inclusive guarda curiosidades: ainda que a maioria dos inscritos seja de Petrolina (PE), com 57, a vice-liderança é de São Paulo (SP), com 40. São Carlos, sede da Embrapa Instrumentação, registra 37 participantes, enquanto outros 27 vêm da baiana Juazeiro, além de Brasília responder por outros 24.

A CEAGESP neste ano entra no conteúdo dos módulos 2 (Colheita de frutas e hortaliças) e 3 (Beneficiamento de frutas e hortaliças), em um total de seis que o curso possui. “Falamos bastante de pós-colheta, comercialização e embalagem, incluindo as ferramentas do Hortiescolha”, conta Fabiane Mendes da Câmara, engenheira de alimentos da Seção de Controle de Qualidade Hortigranjeira (SECQH), há três anos uma das instrutoras do curso, que recomenda: “em alguns módulos temos participação de instrutores internacionais, como no de colheita”.

Gabriel Vicente Bitencourt de Almeida, chefe da SECQH, também foi um dos instrutores convidados. Em outros anos, a participação da empresa se deu em outros módulos. “A cada ano foi mudando a dinâmica, mas desde a primeira edição estávamos juntos”, recorda Fabiane.

Conforme os anos se passaram, o foco do curso também foi se alterando com o acúmulo de experiência obtida. “As primeiras edições eram voltadas para os produtores, mas depois foram voltadas à comunidade científica. Hoje é um balanço”, conta Fabiane.

A CEAGESP tem parte importante no curso, considerando as tendências do mercado. “Aqui se concentram todas as mudanças de comportamento do consumidor e esse é um assunto pouco abordado”. No material do curso há também links para seções do portal da CEAGESP, como Hortiescolha, cotação de preços e a parte de controle de qualidade. Entre os assuntos abordados, também há aquilo que de mais recente há no ramo de conservação, como a nanotecnologia com derivados de prata.

A disponibilização do curso para o grande público de forma gratuita, mediante inscrição, tornou-se possível devido à pandemia. “Tem videoaula e material de texto”, lembra Fabiane. A CEAGESP também é parceira da Embrapa em duas cartilhas, uma com a Turma da Mônica (Dicas contra o Desperdício de Alimentos em Tempos de Coronavírus) e outra intitulada Recomendações para Compras, Armazenamento e Consumo de Frutas e Hortaliças.

Interessados podem também procurar a plataforma e-Campo, da própria Embrapa, que também disponibiliza outros cursos. Os módulos podem ser vistos separadamente, conforme o interesse de quem cursa, com a recomendação sendo a de se fazer o curso inteiro.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2022 o Mês de:

Veja também o Ano de: