Siga:

23/6/202506:05:58

Diretora da SEST visita Entreposto de São Paulo


A CEAGESP (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo) recebeu, na manhã da segunda-feira, 23/06, a Diretora de Orçamento e de Informações de Estatais, Maria Abadia da Silva Alves, da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST), vinculada ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). Também participou da visita Maria José Duarte Gonçalves Ramos, coordenadora na Coordenação-Geral de Avaliação e Monitoramento de Estatais (CGAVM), da Diretoria de Orçamento e Qualidade dos Gastos das Estatais (DOGES).

“Além de conhecer a empresa de perto, nosso objetivo (com a visita) é estreitar o relacionamento da área financeira e orçamentária da SEST com a CEAGESP, no sentido de aumentar nossa cooperação”, destacou Maria Abadia.

Como uma empresa pública federal, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), a CEAGESP é uma das 121 estatais acompanhadas pela SEST. Desse total, 44 são de controle direto.

“A SEST tem o papel de coordenar a governança das empresas estatais, com acompanhamento e orientação às três principais áreas: governança, área orçamentária financeira e, também, área de pessoal. A SEST faz isso de maneira cooperativa com as empresas e com os ministérios setoriais”, disse Abadia.

Reunião com a Diretoria da CEAGESP e visita ao BCA

Em reunião na Sala Jamil Yatim, no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), a equipe da SEST foi recepcionada pela Diretoria da CEAGESP. Estiveram presentes o diretor-presidente, José Lourenço Pechtoll, o diretor técnico operacional, Luiz Silveira Rangel, e a diretora administrativa financeira, Mylene Gambale.

A conversa foi importante para apresentar as ações da atual administração e, ainda, para destacar o papel da Companhia para o abastecimento. “A CEAGESP não pode ser vista apenas como locatária de espaços, mas, sim, como estratégica para as políticas públicas. Não somos apenas locadores de espaços”, reforçou Mylene Gambale. Outro empenho da atual gestão, que visa abrir o mercado para pequenos agricultores, também foi abordado na reunião. “Nosso objetivo é realizar a abertura de 300 espaços para a agricultura familiar, na capital e no interior”, disse Luiz Silveira Rangel.

Também participaram da conversa os funcionários Luiz Henrique Bambini e Hamilton Ribeiro Mota, responsáveis pelo Planejamento Estratégico Situacional. Representantes do Departamento Financeiro (DEFIN), do Departamento de Controladoria (DECON), da Coordenadoria de Governança Corporativa e Integridade (CODGI) e da Coordenadoria de Riscos e Conformidade (CORIC) também participaram da reunião.

Além da reunião no prédio da Diretoria, após intervalo para almoço, as representantes da SEST realizaram uma visita ao Banco CEAGESP de Alimentos (BCA). Por lá, elas puderam conhecer melhor o trabalho que vem sendo realizado desde 2003, além de ter contato com a mais recente carga de feijão enviada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para distribuição às entidades e cozinhas solidárias cadastradas na base do BCA.

Agenda em Minas Gerais

Além da CEAGESP, ainda nesta semana, em 24/06, a equipe da SEST realizará uma visita à CEASA Minas (Centrais de Abastecimento de Minas Gerais), em Belo Horizonte (MG).

Sobre o papel das estatais

Embora sejam importantes para a economia e o desenvolvimento do País, muitas estatais brasileiras foram sucateadas pela política de privatização do governo anterior. Desde 2023, então, o empenho do Governo Federal vem sendo para reestruturar e recuperar as estatais.

A CEAGESP foi oficialmente retirada do Programa Nacional de Desestatização (PND) com a publicação do Decreto nº 12.148, em 20 de agosto de 2024, no Diário Oficial da União (DOU), assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A saída do PND representou um grande avanço e trouxe novas perspectivas para a Companhia.

“As nossas estruturas estão ‘precarizadas’, principalmente, por conta do tempo que ficamos no PND. Por muito tempo, infelizmente, não houve investimentos. Para modernizar e melhorar a estrutura da CEAGESP, considerando apenas o entreposto da capital, estimamos que sejam necessários R$ 400 milhões”, mencionou Pechtoll.

Em 2024, com coordenação da SEST, o MGI lançou o Programa de Governança e Modernização das Empresas Estatais (Inova), que é uma iniciativa voltada ao fortalecimento da governança das empresas estatais. A CEAGESP, em 17 de dezembro de 2024, participou, em Brasília (DF), da cerimônia de assinatura de cinco Acordos de Cooperação Técnica (ACTs) relativos ao Inova.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2025 o Mês de:

Veja também o Ano de: