Siga:

17/6/202506:10:28

Banco CEAGESP de Alimentos recebe 37,5 toneladas de feijão da Conab


O Banco CEAGESP de Alimentos (BCA) recebeu 37,5 toneladas de feijão na segunda-feira, 16/06. O produto foi comprado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), gerenciado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). O alimento, encaminhado à CEAGESP (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo), será distribuído a cozinhas solidárias..

Com essa nova remessa, neste ano, o BCA já contabiliza 101,6 toneladas de feijão recebidas da Conab. Em janeiro, foram 22,85 toneladas adquiridas da Cooperativa Agroindustrial de Produção e Comercialização Conquista (COPACON), de Londrina (PR). Em maio e junho, respectivamente, mais 41,2 toneladas e 37,5 toneladas de feijão beneficiados pela Cooperativa Mista de Produção, Comercialização e Serviços “Da Terra”. Ao todo, estão previstas 187,5 toneladas de feijão a serem entregues apenas pela Da Terra ao BCA até o mês de agosto.

A Conab aproveita a capilaridade do BCA para fazer o produto chegar às cozinhas solidárias de forma mais rápida. O BCA ficará responsável pela distribuição dos feijões. De acordo com Lilian Uyema, chefe da Seção de Sustentabilidade (SESUS) da Companhia, que é responsável pelo BCA, já foram contempladas 192 entidades e cozinhas solidárias cadastradas para receber doações da CEAGESP.

Origem

O feijão recebido agora pela CEAGESP foi produzido por agricultores familiares do Assentamento Pirituba, localizado no município de Itaberá, na região sudoeste do estado de São Paulo. De acordo com Adalberto de Oliveira, do setor de produção do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), há também feijão produzido por assentados e quilombolas do Quilombo Jaó, do município de Itapeva (SP). O beneficiamento do feijão foi realizado pela Cooperativa Mista de Produção, Comercialização e Serviços “Da Terra”.

“São agricultores familiares, assentados da reforma agrária, quilombolas e também pequenos agricultores que são associados à cooperativa. A Conab fez a compra na modalidade compra direta e a cooperativa, depois de beneficiar o feijão, agora está fazendo a entrega no banco de alimentos da CEAGESP”, disse Adalberto de Oliveira.

As 37,5 toneladas de feijão recebidas agora compreendem um segundo lote de produtos enviados pela cooperativa Da Terra à CEAGESP. Em maio, já foram recebidas 41,25 toneladas. A previsão é de que, até agosto, outras 108,75 toneladas sejam entregues ao BCA.

Sobre o PAA

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) foi regulamentado pela Lei 14.628, de 2023. Trata-se de um programa que compra a produção de agricultores familiares, incluindo assentados da reforma agrária, silvicultores, extrativistas, pescadores artesanais, comunidades indígenas e quilombolas, e repassa a equipamentos públicos. Os agricultores podem acessar o PAA simultaneamente de maneira individual ou por meio de organizações associativas. Além de comprar da agricultura familiar, o PAA repassa os alimentos a equipamentos públicos que ajudam no combate à fome e à insegurança alimentar.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2025 o Mês de:

Veja também o Ano de: