Siga:

18/10/202310:04:09

Pepino caipira: saiba mais sobre o produto destaque da semana (16 a 20/10)


O pepino (Cucumis sativus L.) caipira é conhecido também como pepino brasileiro. O fruto do pepineiro é um dos mais consumidos e amplamente cultivado em todo o território nacional. Vale ressaltar também que há cultivo em outras regiões da América do Sul.

No Brasil, a maior produção do pepino caipira está concentrada no estado de São Paulo. Tamanho volume pode ser percebido nas principais origens do produto enviado ao Entreposto da CEAGESP em São Paulo: São Paulo (71,2%), Rio de Janeiro (11,9%), Minas Gerais (11,8%) e Goiás (4,4%).

Ainda de acordo com dados da Seção de Economia e Desenvolvimento (SEDES) da CEAGESP, o pepino caipira é o destaque entre os produtos com tendência favorável para compra na semana que vai de 16 a 20 de outubro de 2023. A equipe de economia da CEAGESP, após cotações realizadas no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), verificou variação média anual de -26,2% e mensal de -23,7%.

Cultivo — O pepino é fácil de ser cultivado e pode ser plantado em qualquer época do ano. Mas, como todo plantio, precisa de cuidados com as condições e a forma de semear. A exigência é que o clima seja subtropical, pois desenvolve-se bem em temperaturas em torno de 26°C e 28°C, em solos férteis, com pH entre 5,8 e 6,8 (não muito ácido), com boa drenagem e protegido do vento. É importante que a plantação receba luz solar direta para o desenvolvimento adequado do fruto.

Características — O pepino caipira é aquele que apresenta coloração de casca verde-clara com listras esbranquiçadas no sentido longitudinal, além de ter uma mancha chamada de “barriga branca”. Outras características marcantes são: sabor agradável e sem amargor, polpa com textura macia e, ainda, presença de sementes grandes e firmes.

Quanto ao tamanho do pepino caipira, geralmente é menor e mais espesso em comparação às outras variedades de pepinos, como o pepino japonês, por exemplo, que é mais longo e fino. Apresenta forma mais cilíndrica ou ligeiramente curva. Além disso, o pepino caipira mede em torno de 15cm de comprimento e de 5cm de diâmetro, considerado o tamanho ideal para a colheita do fruto.

Para verificar a sazonalidade do pepino, consulte o programa Hortiescolha que está disponível no Portal CEAGESP (neste link).

Já para encontrar atacadistas que comercializam o pepino caipira no Entreposto da CEAGESP em São Paulo, consulte o Guia CEAGESP (neste link).




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2023 o Mês de:

Veja também o Ano de: