Siga:

24/1/202201:03:51

CEAGESP também é interior – Guaratinguetá


Com 22.504 m² de terreno, é o entreposto de Guaratinguetá (CEGUA) é o menor área construída na rede, CEAGESP com 1.431 m². Fundado em 28 de outubro de 1982, sua particularidade em relação a outras unidades foi ter com o tempo se especializado em plantas, flores e acessórios de jardinagem.
“Havia comercialização de hortigranjeiros, com presença de produtores da região e do sul de Minas, mas algumas mudanças realizadas levaram ao fim da comercialização”, conta Henrique Leonel Ribeiro, gerente da unidade, sobre o fim do varejão local quando da federalização da CEAGESP. “Essa mudança se deveu pelo esvaziamento de permissionários durante os anos 1990 e, no início dos anos 2000, iniciou-se uma modesta Feira de Flores”, conta.

Isso se deveu justamente pela proximidade com o CESJC. “Em 2014, quando fiquei à frente da unidade, percebi que o mercado de hortifrúti não tinha espaço, pois a unidade de São José dos Campos já supria a região”.

A Feira de Flores, outrora simples, foi aumentando com o tempo. “Quando visitei pela primeira vez, em 2013, havia entre 10 e 15 permissionários. Após conversar com eles, resolvemos investir na divulgação e o resultado foi rápido”, conta Henrique.
Com isso, ocorreu uma reorganização da área, que originalmente consistia em 28 módulos e 14 boxes, dos quais só 15 módulos e quatro boxes estavam ocupados. Atualmente, são 61 módulos e nove boxes, o que acabou se refletindo em uma mudança na ocupação e na procura. Antes da pandemia, todos os módulos estavam ocupados. Dos boxes, cinco estão ocupados.

Essa especialização também foi ganhando fama para além do Vale do Paraíba, uma vez que a unidade fica a 58 km da divisa com o Rio de Janeiro e a 40 km da divisa com Minas. “Temos permissionários que percorrem mais de 200 km para chegar à unidade e a maioria é de longe”, conta o gerente, relatando que alguns vêm de lugares como Atibaia.
“A unidade passou a abastecer comerciantes do ramo em Resende, Itatiaia, Penedo, Angra dos Reis e Paraty, entre outras cidades. Às vezes compradores da capital fluminense também visitam a unidade”, conta Henrique. Está entre esses compradores Enio Aurélio Pereira Rosa, que frequenta a unidade desde 2016 e mora em Angra. “Há 31 anos tenho uma loja com mais de mil itens e planta sempre foi prioridade”. Originalmente ele procurava fornecedores na capital de seu estado, coisa que fez por muitos anos. “Devido aos altos preços e baixa variedade, resolvi partir para São Paulo”, conta o empresário, que inicialmente ia ao entreposto de São José dos Campos.
Para Enio, Guaratinguetá acabou compensando pelos horários de funcionamento e a maior proximidade de sua cidade. “Levo 3 horas e meia de caminhão”, conta, lembrando de que a ida ao CESJC demandaria uma hora a mais, além de maiores gastos com pedágio.

Devido à especialização, o CEGUA acabou também surpreendendo os consumidores. “O diferencial está na variedade e nos preços”, conta Enio, que ressalta fazer bons negócios na unidade. “Compro sempre à vista e em quantidade e isso faz a diferença”, conta o varejista. Com o tempo, também criou sua rede de fornecedores na unidade.

Para o futuro, uma das ideias é abrir licitação para as áreas que ficaram desocupadas. A outra é a de reativar o setor hortifrutigranjeiro e o varejão. “É um grande desafio que depende de ação conjunta com permissionários e produtores, além de setor municipal e compradores”, conta Henrique, lembrando que a ideia é de aproveitar a atração oriunda do público das flores para reerguer esse ramo. “Todo mundo que faz compra nas flores, principalmente pessoal de varejo, tem potencial de compra para hortifrúti”, conta.

Confira as reportagens anteriores:

Bauru

Araraquara

Presidente Prudente

Sorocaba

Piracicaba

São José dos Campos

Franca

Ribeirão Preto

Marília




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2022 o Mês de:

Veja também o Ano de: