Siga:

Gestão Estratégica

O Conselho de Administração da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP) aprovou o Mapa Estratégico 2024 – 2028, em dezembro de 2023, com o objetivo de aperfeiçoar os mecanismos estruturais de gestão da Companhia.
A gestão estratégica da CEAGESP visa garantir que as ideias e as metas estipuladas para a organização se perpetue ao longo do tempo e desenvolva seu potencial continuamente, de forma sustentável, cumprindo com a sua missão institucional.

Planejamento Estratégico

O Planejamento Estratégico da CEAGESP foi desenvolvido utilizando-se da metodologia de Balanced Scorecard – BSC (NORTON E KAPLAN, 1992), que pode ser traduzida como Indicadores Balanceados de Desempenho, que serve de norte para a empresa guiar as principais ações no tocante ao alcance do atingimento dos objetivos propostos.

O Balanced Scorecard reflete o equilíbrio entre objetivos de curto e longo prazo, entre medidas financeiras e não financeiras, entre indicadores de tendências e ocorrências e, ainda, entre as perspectivas interna e externa de desempenho. Esse conjunto abrangente de medidas serve de base para o sistema de medição e gestão estratégica por meio do qual o desempenho organizacional é mensurado de maneira equilibrada.

Mapa Estratégico

O mapa estratégico traduz a missão, visão, valores e a estratégia da organização em um conjunto abrangente de objetivos que direcionam o comportamento e o desempenho institucionais. Os propósitos do mapa são definir e comunicar, de modo claro e transparente a todos, o foco e a estratégia de atuação escolhidos pela CEAGESP.

O BSC, está estruturado em quatro perspectivas: Financeira, Clientes, Processos Internos e Aprendizado e Crescimento . Essas perspectivas representam um encadeamento lógico da estratégia de atuação da Companhia. Cada uma engloba um conjunto de objetivos estratégicos que retratam os principais desafios a serem enfrentados pela CEAGESP no alcance de sua visão de futuro e no cumprimento de sua missão institucional.

A tradução da estratégia por meio do mapa cria referencial comum e de fácil compreensão para as unidades e os funcionários da organização.

Os objetivos estratégicos da CEAGESP estão alocados nas quatro dimensões do BSC, dispostas nas seguintes perspectivas correlacionadas com seus objetivos, da seguinte forma:

  1. Perspectiva financeira:
    • Aumentar receitas;
    • Reduzir despesas;
  2. Perspectiva dos Clientes:
    • Otimizar os espaços das unidades;
    • Incentivar atividades que reforcem o compromisso da empresa com a sociedade.
  3. Perspectiva dos Processos Internos:
    • Aprimorar a segurança da informação;
    • Estimular a preservação ambiental;
    • Fortalecer as boas Práticas de Governança.
  4. Perspectiva de Aprendizado e Crescimento:
    • Aperfeiçoar a interação entre as áreas administrativas e operacionais;
    • Implementar pesquisa de clima organizacional;
    • Estabelecer um Programa de Aprimoramento Profissional.

MISSÃO, VISÃO e VALORES

MISSÃO: Contribuir para o abastecimento agroalimentar da Sociedade.

VISÃO: Ser excelência na prestação de serviços e referência internacional no abastecimento alimentar.

VALORES:

  • Ética fazer o certo mesmo que ninguém esteja olhando.
  • Integridade ser honesto e imparcial em qualquer situação.
  • Compromisso com a sociedade e qualidade dos serviços prestados colocar a sociedade em primeiro lugar nas entregas dos produtos e serviços.
  • Transparência manter a sociedade informada de todos os atos da empresa.
  • Responsabilidade social e ambiental cuidar do planeta e dos seus recursos naturais e humanos, por meio de pequenas e grandes ações.
  • Valorização das pessoas – reconhecer que os recursos humanos são o maior bem da empresa estimulando seu autoaperfeiçoamento, sua dignidade e respeito as diferenças.






Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro