Siga:

Tutorial Hortipedia

O Hortipedia contém todas as informações necessárias para elaborar o material descritivo de frutas e hortaliças in natura: produto, variedade, peso e embalagem mais comum, classificação, sazonalidade e padrão mínimo de qualidade.

A tabela de equivalência é peça chave no descritivo. Ela funciona como se fosse um dicionário, onde temos como aparece na cotação de preços, como a maioria dos atacadistas chamam e também o mais importante, a caracterização mensurável. Esta caracterização pode ser massa, diâmetro, comprimento ou até a combinação destas características. Para a laranja, temos que a caracterização mensurável é o diâmetro. Nesta tabela de equivalência, temos também uma coluna, que e a Classe de Valoração, onde produtos classificados como A, são mais caros que o B, que são mais caros que o C, e assim por diante.

Seguindo abaixo, temos acesso a uma tabela de índices. Temos 3 índices no Hortiescolha: Aproveitamento (IA), Valoração (IV) e Escolha (IE). O Índice de Aproveitamento (IA) indica o quanto aquele produto, daquela variedade e classificação rende, nos preparos mais comuns da alimentação escolar. O Índice de Valoração (IV) indica o quanto uma classificação é mais cara que a outra (consideramos como base 1,00 a classificação mais barata e portanto para a laranja bahia, a classificação “B” na cotação de preços da CEAGESP, tenho que ela é em média durante o ano 7% mais cara que a classificação “C” da cotação de preços da CEAGESP, pois possui Índice de Valoração 1,07). O Índice de Escolha (IE), é o índice que indica a relação de melhor custo-benefício, ou seja, a classificação que rende mais, custando menos. No caso da laranja Bahia, temos que o melhor custo beneficio se dá para a classificação “C”, que possui índice de escolha 0,35.


Abaixo na mesma página temos: sazonalidade, padrão mínimo de qualidade (ou seja, defeitos de tolerância zero, pois podem diminuir meu rendimento ou impedir o consumo) e sugestões de substituição.

 







Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro